terça-feira, 30 de junho de 2015

Aminoácidos de Cadeia Ramificada – O famoso BCAA.

Aminoácidos de Cadeia Ramificada – O famoso BCAA.

 

bcaa1

O que é, Como e Por que tomar

Conhecido no Brasil pelo público que frequenta academias, clubes ou praticam algum esporte individual ou coletivo, o BCAA (branched chain amino acids) ou aminoácidos de cadeia ramificada são aminoácidos que são importantes para atletas ou pessoas que buscam uma melhora no rendimento esportivo ou ganho de massa muscular, devido aos seus benefícios na síntese muscular.

BCAA é metabolizado no músculo, em vez de no fígado, por isso são imediatamente utilizados para criar novas proteínas, uma vez que são absorvidos. A proteína adicional pode ajudar a aumentar a força, desempenho e construir músculos.

Estudos também mostram que a suplementação suficiente de BCAA em período de treinamento ajuda a reduzir a fadiga e “overtrainning” ao fazer exercícios anaeróbios e esportes de resistência. Estes aminoácidos podem servir como combustível para os músculos principalmente durante as atividades de treinamento muscular.
Em termos curtos os BCAAs são formados por 3 aminoácidos que não são produzidos pelo organismo, sendo eles:  A L-Valina, L-Leucina  e L-Isoleucina.

Embora as fontes de proteínas completas, como carnes, contenham BCAAs suficiente,  pesquisas mostram que a suplementação adicional pode ser benéfica. Uma vantagem da suplementação desses aminoácidos reside na sua capacidade de aproveitar ao máximo o período pré e pós-treino.
Os três têm os seguintes benefícios:
Leucina:
• Mantém os níveis de açúcar no sangue e pode aumentar a produção de hormônio do crescimento (HGH).
• Pode aumentar os níveis de resistência, dando-lhe energia e força.
• Tem a capacidade de suprimir o catabolismo.
• Boas fontes desse nutriente são: ovos, frango, peixe, lentilhas, amêndoas e castanhas de caju.

Isoleucina
:

• Promove a recuperação muscular após o exercício físico
• Regula os níveis de açúcar no sangue, bem como os níveis de energia
• Aumenta a proteína muscular
• Boas fontes desse nutriente são: o queijo Cottage, sementes de gergelim, peixe, frango e lentilhas
Valina:
• Tem um efeito estimulante que é usado para o metabolismo muscular.
• Mantém o balanço de nitrogênio no corpo.
• Aumenta a sua fonte de energia nos músculos, dando força e energia.
• Boas fontes desse nutriente são: leite, cogumelos, soja, amendoim e cereais.
Muitas pesquisas foram conduzidas para determinar os verdadeiros efeitos dos aminoácidos de cadeia ramificada tomados como suplementos dietéticos. Um estudo mostrou que 2,2 gramas de BCAA tomadas três vezes ao dia mostraram melhorias na contagem de glóbulos vermelhos, hemoglobina e glicemia de jejum.

O BCAA estimula a produção de insulina, que é um hormônio altamente anabólico, e que com sua elevação, propicia uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, servindo de matéria-prima na construção dos músculos, e permite uma maior entrada de glicose nas células, dando mais energia durante os treinos.

Ele também se mostrou eficaz para aliviar músculos inflamados rapidamente. Outro estudo também mostrou que os três aminoácidos também ajudam a impulsionar recuperação pós-exercício de força muscular. Estes são todos os benefícios que são úteis em atletas de alta performance que necessitam de formação muscular.

Sua ingestão antes dos treinos melhora a oferta de energia, auxiliando também na recuperação, definição e construção muscular quando tomado após os treinos. Procure BCAA adicionados da Vitamina B6, pois melhora o metabolismo destes aminoácidos.

PERGUNTAS E RESPOSTAS


BCAA Engorda?  Não, BCAA não engorda, os BCAAs são aminoácidos responsáveis pela construção muscular e não contém calorias.

BCAA Emagrece? O BCAA em conjunto com um treino adequado e uma alimentação balanceada pode auxiliar no emagrecimento, porém utilizado sozinho não pode ser designado como um suplemento emagrecedor. Por estimular a secreção de insulina, tomado de maneira errada ele pode atrapalhar a perda de gordura.

BCAA tem efeitos colaterais? Segundo pesquisas, por se tratar de aminoácidos essenciais e não serem produzidos pelo organismo, o ideal é serem consumidos através de alimentação e ou suplementação.

BCAA retém Líquido? Não, por se tratar de um suplemento com aminoácidos apenas, não contém nenhum componente que retém líquido no organismo.

Qualquer pessoa pode consumir BCAA? Pessoas que desejam obter ganho de massa muscular e melhora no seu desempenho esportivo podem estar tomando BCAA.

Autor: Nutricionista: Danilo Hessel Sanches do Prado
 
 Contato: https://www.facebook.com/danilo.prado2
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário